Lanterna USB | ZigTek
NOVIDADES:
Carregando...

Lanterna USB

Por vezes estamos a trabalhar com o nosso PC e sentimos que temos pouca luz sobretudo para o teclado, custa no entanto levantarmo-nos da nossa confortável cadeira para ir ligar a luz.
Para tornar mais confortável o nosso trabalho e também para reduzir um pouco a nossa pegada ambiental, decidimos apresentar este artigo.

Vamos então criar uma lanterna USB, para este projecto necessitamos de:
1 Cabo USB-A (pode ser de uma impressora velha que tenhamos la por casa)
1 Resistência de 470 ohm
1 Led branco



Inicialmente começamos por cortar o cabo na extremidade junto ao USB-B (que liga a impressora) de forma a termos acesso aos 4 cabos coloridos.

De seguida pegando apenas no cabo vermelho (5volts) e no preto (GND) vamos liga-los na placa de testes. Liga-se a resistência ao GND e a outra extremidade ao pino mais pequeno do Led, o pino mais comprido do Led deve ser ligado aos 5volts.

Está então pronta a nossa montagem, basta agora ligar o cabo USB ao PC e o led ligar-se-a.

Ps:1-Em regra o pino mais pequeno dos Led's é a terra destes no entanto existem fabricantes que invertem esta regra pelo que caso o Led não ligue deve trocar-se os pinos.
2-A resistência não terá que ficar obrigatoriamente entre a terra e o Led, caso se julgue necessário poderá ser ligada entre o Led e os 5volts.

O vídeo e o circuito apresentados abaixo pode ajudar na montagem do respectivo circuito.


video


A montagem foi apresentada na placa de testes para que fosse possível ver em pormenor como é feita a sua montagem, no entanto o circuito pode ser montado junto ao cabo USB de tal forma que a montagem fica com o mesmo diâmetro do cabo USB, ficando muito mais funcional.

0 comentários:

Enviar um comentário

Sugestões